Avançar para o conteúdo

Relatório 2024

Este relatório compila as informações coletadas, identifica problemas e apresenta soluções para impulsionar o progresso na implementação dos sistemas livres de gaiolas. Também tem como objetivo trazer reconhecimento para empresas com bom desempenho e publicizar quais marcas tiveram a possibilidade de transparecer e avançar no cumprimento do compromisso público, por meio de nosso trabalho.

Empresas com compromisso público que foram alvo de nosso acompanhamento:

10 Pastéis, A Boa Terra, AB Brasil – AB Mauri (Associated British Foods), Accor Hotels, Alsea, AM/PM, Amor aos Pedaços, Apetece, Apetit Serviços de Alimentação, Arcos Dorados, Atlântica Hotels (Hilton, Choice e Wyndham), Aurora Alimentos, B.LEM, Bacio di Latte, Baked Potato, Banana Verde, Barilla, Beal/Festval, Benjamin a Padaria, Best Western, Bidfood, Bifum, Big Box, Big X Picanha, Bloomin’ Brands/Outback, Bom Sabor, Botanikafé, Brazil Fast Food Corporation BFFC, BRF, BR Mania, Brico Bread, Brinker International, Brownie do Luiz, Bunge, Burguer King (RBI – Restaurant Brands International), Cacau Show, Café Suplicy, Cannoli do Calimano, Cargill, Carnival Cruise Line, Carrefour, Carrefour/Grupo Big, Casa de Bolos, Casa do Pão de Queijo, Casa Santa Luzia, Casa Vovó Palmirinha, CeliVita, Cencosud, Cepêra, Choice Hotels (aglutinado Atlântica Hotels), Cia Tradicional de Comércio, Ciao Pizzeria Napoletana, ClubMed, Consuma Alimentação Corporativa, Cristallo, D’Macarons, Danone, Darden Restaurants, De Nadai, DIA, Didio Pizza, Divino Fogão, Dr. Schär, Dr. Stanley, Dunkin’ Donuts, Eggies, Empada Brasil, Faleiro, Fazenda Tapuio, Ferrero, Fogo de Chão, Forno de Minas, Fran’s Café, Freddo, Gate Group, General Mills, Giraffas, GPA, Grand Hyatt, Granja Killer, GRSA (Compass Group), Grupo Alento, Grupo Bimbo, Grupo Bimbo/ Aryzta, Chiquinho Sorvetes, Grupo CRM (Kopenhagen, Brasil Cacau, Lindt & Sprungli), Grupo Fasano, Grupo Lemos Passos, Grupo LSG, Grupo Madero, Grupo Pandurata/Bauducco, Grupo Savencia, Grupo TrendFoods, Grupo Trigo, Grupo Z/Vó Alzira/Grão Espresso, Habib’s, Halipar, Havanna, Hemmer, Hershey’s, Hilton (aglutinado Atlântica Hotels), Hippo, Hotel Unique, Intercity Hotels, InterContinental Hotel Group IHG, International Meal Company IMC, J. Macêdo, Jamie’s Italian, JBS, JHSF/Fasano/restaurantes Gero, Kellogg’s, Kempinski Hotels, Kerry Group, Kraft Heinz, La Basque, La Bella Gastronomia, LC Adm. de Restaurantes, Le Pain Quotidien, Levapan, Lig-Lig, Liv UP, M. Dias Branco, Makro, Maní Manioca, Mania de Churrasco, Mantiqueira, Marche, Marfrig, Marilan/Casa Suíça, Marriott Bonvoy, McCain Foods, Megamatte, Mercadinhos São Luiz, Minerva Foods, Mini Kalzone, Mocotó, Minor Hotels, Mondelez, Monster Dog, My Baker, Mr. Cheney, Mr. Fit, Mundo Verde, Na veg Pizza, NaturalChef, Nestlé, Newrest, Nissin, Norwegian Cruise Line Brasil, Nozfit, Nutfree, O Pastifício (Grupo Di Cunto), Oba Hortifruti, Ofner, Olga Ri, Ovos Filippsen, Padaria dos Bebês, Padaria Pet, Pague Menos, Palladium Hotel, Panco, Parmeggio, Pastifício Primo, Patroni Pizza, Pavioli, PepsiCo, Pif Paf, Planalto Ovos, Premiatta, Premier Pet, Puratos, Raiar Orgânicos, Raízs, Ráscal, Rede Leve Pizza, Rei do Mate, Restaurante América, Royal Caribbean, Santo Grão, São Vicente, Sapore, Secale Orgânicos, Siol Alimentos, Sodexo, Special Dog, Starbucks, SuaviPan, Subway, Super Nosso, Supermercados São Vicente, Tea Connection, The Fifties, The Patties, UnidaSul, Unilever, Varanda, Veran, Vigor, Viking, Wickbold, Wyndham Hotels (Aglutinado Atlântica Hotels), YouBurger, Yum, Zaffari

O Grupo Pão de Açúcar, que hoje comercializa pelo menos 43% de ovos livres de gaiolas em suas lojas, reporta seu desempenho à Pesquisa EggLab todos os anos, desde 2021. Além disso, o grupo demonstrou que trabalha em diferentes setores, como compras e marketing, para promover avanços contínuos na transição para o consumo exclusivo de ovos livres de gaiolas. O GPA incentiva seus clientes a consumirem ovos de forma mais ética, por meio da comunicação e da busca de preços mais competitivos para esses produtos. Em outubro de 2024, o GPA esteve com o EggLab em nosso evento, I Conexão Livre – Encontro de Produtores e Empresas do Mercado de Ovos Livres de Gaiolas. O grupo apresentou “Desafios e oportunidades na procura de fornecedores de ovos livres de gaiolas” e direcionou caminhos possíveis para outras empresas e instituições presentes. O GPA ganha destaque por promover mudanças, sobretudo, por acreditar no potencial de desenvolver uma marca comprometida com demandas da sociedade.

A Special Dog, que hoje usa 100% de ovos livres de gaiolas em sua produção de alimentos para cães e gatos, ganha destaque por demonstrar responsabilidade com o compromisso público com ovos livres de gaiola em diferentes instâncias. Desde o rigor em implementar a mudança em sua cadeia de compras até à valorização de ações que promovem a causa adotada pela empresa. No primeiro ano de relacionamento com a marca, observamos a disponibilidade para apoiar as demandas da sociedade civil, questionando e impulsionando outras empresas a agirem de forma mais ética como forma de comprovar responsabilidade e vontade de transformação. A Special Dog foi uma das empresas que participou do nosso debate sobre “Desafios na produção e comercialização de ovos para empresas da indústria alimentícia”, em nosso evento I Conexão Livre – Encontro de Produtores e Empresas do Mercado de Ovos Livres de Gaiolas.

A Premier Pet ganha destaque pela transparência e constância na busca do cumprimento de seu compromisso público. A empresa nos reporta seus avanços e desafios, na transição do consumo de ovos, desde 2020. Ao longo dos últimos anos, nos apresentou a porcentagem anual de ovos livres de gaiolas utilizadas e o cenário que se encontravam. Em 2020, a Premier Pet utilizava 18% de ovos livres de gaiola, em 2021 avançou para 50%, em 2022 para 80%, em 2023 para 99% e, em 2024, concluiu a transição e cumpriu com seu compromisso público de forma transparente e exemplar.

A Padaria dos Bebês ganha destaque pela criatividade e cuidado com a sua produção, inclusive, ao escolher a origem de sua matéria-prima de forma ética. A Padaria dos Bebês utiliza 100% de ovos livres de gaiola em seu processo produtivo e reforça a importância de criar alternativas para as dificuldades de aquisição ou nos preços dos produtos, em nome de seus princípios e do bem-estar animal. A marca reporta o desempenho de seu compromisso público à EggLab desde 2023 e esteve presente em nosso evento, I Conexão Livre – Encontro de Produtores e Empresas do Mercado de Ovos Livres de Gaiolas, apresentando os “Desafios na produção e comercialização de ovos para empresas da indústria alimentícia” no contexto de sua produção.

Os Resultados

Empresas destaques de relacionamento e transparência

Transparência em destaque

48

Empresas publicaram atualizações sobre seus compromissos, respondendo ao questionário EggLab e/ou realizando reporte público próprio, reforçando a importância da comunicação com consumidores e sociedade civil.

100% Cage-Free

18

Empresas alcançaram a meta de utilizar 100% de ovos livres de gaiolas em sua produção.

Transparência em andamento

13

Empresas estão progredindo em direção ao cumprimento de seus compromissos públicos

Apoio personalizado

11

Em 2024, 11 empresas solicitaram o suporte das iniciativas EggLab e MIRA, recebendo orientação para superar desafios e avançar em suas transições dentro do prazo estipulado.

Empresas destaques de relacionamento e transparência

Não utiliza mais ovos na produção

(3,33%; 1/30): Bifum

100% ovos livres de gaiolas

(53,33%; 16/30): Aurora Alimentos, Barilla, Beal/Festval, Botanikafé, BRF, Fogo de Chão, Granja Killer, Hotel Unique, Lig-Lig, Mania de Churrasco, Nissin, Padaria dos Bebês, Planalto Ovos, Premier Pet, Santo Grão, Special Dog

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.